Nossa História

O Laboratório Dairton Miranda tem uma tradição de mais de 35 anos prestando serviços nas áreas de Anatomia Patológica e Citopatologia. O Laboratório foi fundado pelo Professor DAIRTON MIRANDA, patologista consagrado na área de Anatomia Patológica pelos mais de 100 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, pelo  descobrimento de duas síndromes (uma das quais com o seu nome), além de ter sido homenageado nas especialidades de Anatomia Patológica e Citopatologia como o Profissional do Século.

O quadro de médicos patologistas é formado hoje pelo Dr. PAULO GUILHERME DE OLIVEIRA SALLES, atual responsável técnico, e pela Dra. MAGNA SUELI DE OLIVEIRA. Dr. Paulo é formado pela UFMG com residência e mestrado em Anatomia Patológica e doutorado em Medicina na mesma instituição, além de “fellowship”, em Uropatologia, na Emory University (Atlanta, Georgia, EUA), e MBA em Gestão de Sistemas de Saúde pelo IBMEC/MG. A Dra. Magna Sueli de Oliveira formou-se e fez residência em Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da UFMG.

O Laboratório conta com equipe sempre atualizada, além de sofisticado equipamento informatizado (com a disponibilidade de envio de laudos pela internet). São realizados exames anatomopatológicos em geral, exames de prevenção do câncer ginecológico (colpocitologia), citologia em monocamada, exame de biópsias aspirativas por agulha fina, exames de líquidos e secreções, além de imuno-histoquímica e outros exames de biologia molecular. Também estão disponíveis estudos fotográficos macro e microscópicos. Atualmente, o laboratório é referência nacional nas áreas de Patologia Ocular e Urológica.

O Laboratório Dairton Miranda foi o responsável exclusivo pelo setor de Anatomia Patológica do Hospital Biocor, desde que este foi fundado até o presente ano, e presta serviços para diversos laboratórios na área de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. O laboratório participa do Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia, além de ser acreditado pela ONA, sendo o primeiro laboratório exclusivo de Anatomia Patológica de Minas Gerais a obter tal certificação.